quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FARINHA DE FRUTAS - PARTE II

Boa tarde!

Dando continuação ao nosso assunto da semana, algumas dicas precisam ser dadas para que o efeito dessa farinha seja satisfatório.

DICA NUTRIWAY I) Para conseguir todos esses benefícios da farinha de frutas é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.

DICA NUTRIWAY II) Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, no máximo quatro colheres por dia, mas se o interesse for pelos outros benefícios das farinhas ela pode ser misturada até no feijão com arroz.

DICA NUTRIWAY III)  O fato de a farinha de frutas ter muitos benefícios não significa, no entanto, que ela possa ser ingerida em excesso; não existe relação entre a quantidade a ser tomada e o peso da pessoa, mas em todo caso o ideal é até três colheres de sopa de farinha por dia.

DICA NUTRIWAY IV) Para quem não está acostumado a ingerir fibras com frequencia, o ideal é que a utilização seja gradativa afirmou uma nutricionista que deu uam reportagem ao Jornal Hoje na Rede Globo. Segundo a nut, uma colher de sopa oferece um aporte vitamínico considerável. Depois pode passar a consumir duas e ai então três colheres de sopa/dia.  Dessa forma, você irá evitar o perigo dos gases.



Onde comprar? 

Várias lojas de produto natural já estão comercializando, se preferir pode ser feita em casa também. Basta lembrar que a farinha caseira deve ficar bem sequinha, uma vez que fique alguma umidade nessa preparação pode acabar estragando a mesma e mudando suas funções no organismo.

Farinha caseira de Maracujá
(fonte: matéria sobre farinha de frutas, JH)

Ingredientes
1Kg de maracujá

Preparo
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.


Informações Nutricionais (Porção de 30g - 2 colheres de sopa):
- Valor Calórico: 40Kcal
- Carboidratos: 8g
- Proteína: 2g
- Gorduras Totais: 0g
- Gorduras Saturadas: 0g
- Colesterol: 0mg
- Fibra Alimentar: 18g
- Çálcio: 78mg
- Ferro: 2mg
- Sódio: 0mg.

Agora sim você já pode usar e abusar, com moderação, da farinha de frutas. Em breve uma receitinha com farinha de banana verde!
Bjos e bom final de tarde!

Um comentário: