terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Começando o ano com o pé direito!


A virada do ano é marcada por muita festa, comida, roupas brancas, champagne e muitas superstições. Todo mundo acaba fazendo uma simpatia nesta noite.  Alguns alimentos são muito utilizados nas simpatias do Revéillon. O que fica como crédito é que eles trazem benefícios à saúde!


 
Uva

Quem nunca esperou chegar a meia-noite para comer doze uvas e guardar as sementes na carteira, para atrair dinheiro ou comer três uvas e fazer um pedido para cada uma delas?

Aproveite e consuma uvas escuras que são fontes de compostos antioxidantes que atuam na prevenção de doenças como as cardiovasculares e câncer. Os flavonóides presentes nas uvas escuras auxiliam na regularização dos níveis de colesterol, promovendo aumento das taxas de HDL-colesterol e redução do LDL-colesterol. Promovem rejuvenescimento e vasodilatação das artérias, o que ajuda na redução da pressão arterial.

O resveratrol, encontrado na casca das uvas escuras, auxilia no aumento do HDL-colesterol, na redução da pressão arterial, no controle dos níveis de glicose e, ainda, dificulta a multiplicação de células malignas, atuando na prevenção contra câncer. Também está relacionado com a longevidade, pois estimula a replicação das células, capacidade que vamos perdendo ao envelhecermos.


Romã

A romã também é muito famosa quando o desejo é atrair dinheiro e boa sorte! Tem-se o costume de consumir sete partes e guardar sete caroços!

Composta pelos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, a romã é uma excelente fruta preventiva contra o câncer. Os antioxidantes presentes na romã, auxiliam na redução dos níveis de LDL- colesterol, fração do colesterol, que quando em excesso, está associada ao entupimento dos vasos. Além de prevenir contra o envelhecimento precoce.


Lentilha

Reza a lenda que comer lentilha depois da meia-noite garante fartura o ano todo! Então, vamos aproveitar para incluí-la na ceia do ano novo!

A lentilha é uma fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol. Causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e é uma excelente fonte de proteínas.


Frutas secas e oleaginosas

A tradição manda comer muitas nozes, avelãs, castanhas, figos e tâmaras para atrair riqueza! As frutas secas são fontes de fibras, vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes. São excelentes opções para incrementar saladas ou incluir em receitas de sobremesas.

As oleaginosas, como as nozes, avelãs e castanhas são excelentes fontes de gorduras insaturadas que contribuem para a saúde cardiovascular, aumentando o HDL-colesterol e reduzindo o LDL-colesterol e auxilia na redução e controle da pressão arterial.


Champagne


Estourar champagne na hora da virada é uma grande tradição das festas de réveillon. Segundo a tradição, a tampa deve ser guardada em um lugar que ninguém vá encontrar para atrair dinheiro!

Pesquisa realizada recentemente demonstrou que devido ao alto teor de polifenóis encontrado na bebida, o champagne pode fazer bem ao coração, cérebro e à circulação sanguínea. Seu consumo moderado é capaz de reduzir o LDL - colesterol, a incidência de derrames e ataques cardíacos, além de proteger o cérebro de doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Aproveite para incluir esses alimentos em sua ceia e entre no Ano Novo com o pé direito! Nutriway deseja um excelente 2012 para todos!

Fonte: Mundo Verde

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nutriway versão Natalina



Faltando alguns dias para o Natal, Nutriway irá dedicar essas duas semanas as guloseimas natalinas.

Os frutos secos usados para embelezar as mesas das festas de fim de ano têm maior concentração de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Mas isso não é problema quando o consumo é moderado. Seu consumo combinado é uma forma prazerosa de encerrar o ano do jeito que a gente gosta: esbanjando saúde!

 
Ameixa seca: Considerado um laxante natural. Possui o dobro de fibras da uva-passa.  Possui uma capacidade de absorver o ferro devido o seu alto teor de vitamina C. Sugestão para sobremesa: escalde a ameixa em vinho tinto e sirva polvilhada com raspas de casca de limão.

Caloria: 1 unidade possui aproximadamente 12 Kcal.

Damasco Seco: sua coloração mostra ser fonte de vitamina A, auxiliando na manutenção da visão e sistema imunológico. Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. O betacaroteno (produtor da vitamina A), os carboidratos, o cálcio, o fósforo e a vitamina C se destacam, mas também possui vitaminas B1, B2, niacina e ferro.

Caloria: 1 unidade possui em média 9 Kcal.

Figo seco: sua composição é rica em açúcar. Possui potássio, cálcio e o fósforo, que ajuda na formação de ossos e dentes, evita a fadiga mental e contribui para a transmissão dos impulsos nervosos. Também é indicado para quem gasta muita energia em exercícios musculares.

Caloria: 1 unidade possui em média 40 Kcal.


 
Uva passa: É fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica, fibras    insolúveis, e influenciam na produção de ácidos graxos pela flora intestinal. Possui alto teor de boro, que a ajuda na saúde dos ossos, como na diminuição da perda óssea em mulheres no período pós-menopausa. É também auxiliar na absorção de vitamina D. 

Caloria: uma colher de sopa possui 40 Kcal.

 Até a próxima guloseima!





domingo, 11 de dezembro de 2011

Domingo é dia de macarronada!

TALHARIM RÚSTICO

Ingredientes (por pessoa)

1 prato de sobremesa de talharim ou penne integral

Molho
1 dentes de alho socados
½ cebola pequena picada
1 tomate picado sem semente
Azeite para refogar
½ xícara de abobrinha
½ xícara de champignon
1 concha de molho de tomate natural
Sal e pimenta do reino quanto baste

Preparo
Em uma panela coloque o talharim para cozinhar com um pouco de óleo. Enquanto isso, em outra panela refogue no azeite o alho, a cebola e o tomate. Depois acrescente a abobrinha, o champignon, o molho de tomate e ajuste o sal e a pimenta do reino. Sirva sobre a massa.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alimentos orgânicos em casa!


Sempre me perguntam aonde é possível achar alimentos orgânicos para comprar. Lojas de produtos naturais e feira livre geralmente é a minha resposta. Porém, comprar produtos orgânicos se tornou uma tarefa mais fácil: agora é possível adquirir alimentos como frutas, legumes e ovos sem sair de casa, por meio do Pão de Açúcar Delivery (www.paodeacucar.com.br), site que organiza os ítens em listas, facilitando a compra online, além de oferecer soluções para uma alimentação mais saudável e balanceada.

Os catálogos são categorizados em Mercearia, Bebê, Básica, Estação e Família e são idealizados a partir do perfil e do histórico de compra de cada cliente. Como são compostos de produtos naturais, eles são atualizados semanalmente, garantindo assim que o consumidor sempre tenha acesso aos alimentos mais frescos e variados.

O lançamento da seção e das listas orgânicas traz uma promoção especial, em que na compra de mais de quatro produtos orgânicos diferentes, ganham-se 10% de desconto em cada um deles. O Pão de Açúcar Delivery faz entregas em quinze cidades, entre elas a grande São Paulo (incluindo interior e litoral do Estado), Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Fortaleza.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Iogurte de nozes, mel e amêndoas

Por que consumir?

Fonte de Vitamina E, um poderoso antioxidante. Ajuda a retardar o envelhecimento, previne doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imune por ser rico em zinco. Mineral que ajuda a blindar o sistema imunológico. Fonte de ácidos graxos poliinsaturados, uma das famosas gorduras que são benéficas ao organismo.

Porção ideal: ½ xícara de chá de nozes picadas , todos os dias. (3 unidades)

Dica Nutriway: a nozes pode ser misturada no iogurte, cereal ou salada.  Apesar dos seus benefícios, é uma fruta oleaginosa calórica. Quando a consumimos in natura, em um lanche, certamente ficamos com fome se seguirmos a porção ideal por dia.  Se excedermos na porção diária, a balança dará o seu recado no momento da pesagem.

Uma receita fácil e bem saborosa para as suas manhãs:

Iogurte com nozes, mel e amêndoas

Ingredientes
1 e ½ xícara de chá de iogurte desnatado
5 unidades de nozes picadas
1 colher de sopa de mel
8 colheres de sopa de amêndoas trituradas 


Preparo 
Misturar o iogurte com as nozes em uma tigela.  Regar com o mel, em espiral, cobrindo a superfície. Salpicar com as amêndoas e servir.

Rendimento: 4 taças de 110 gramas com 123 Kcal cada taça.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Olheiras: Como tratar e evitar


A ansiedade e o estresse causam noites mal dormidas e com elas surgem às olheiras, manchas escuras ao redor dos olhos.

O estresse, a ansiedade e a falta de sono aumentam a produção de um hormônio chamado cortisol que pode causar inflamação ao redor dos olhos piorando a aparência das olheiras.

Dormir bem, por pelo menos 6 horas por noite, em ambiente escuro e em temperatura agradável ajuda a diminuir os níveis de cortisol. Inclua no cardápio também o abacate, fonte de beta-sitosterol que tem papel auxiliar na redução do cortisol e conseqüentemente das olheiras.
 Nem sempre as olheiras são causadas por noites mal dormidas, outros fatores podem estar relacionados ao mal como: hipersensibilidades alimentares e dificuldade no processo de eliminar substâncias tóxicas (detox).


Alergias alimentares podem prejudicar a circulação causando inchaço e o escurecimento ao redor da área dos olhos.

Uma dica importante para evitar as olheiras é variar ao máximo o cardápio. Alterne os alimentos, não coma todos os dias as mesmas coisas porque assim você diminui sua exposição ao alimento alergeno, diminuindo a chance de desenvolver a hipersensibilidade.

De acordo com a medicina chinesa as olheiras são sinais de deficiência de detox, assim inclua no cardápio suco de fruta orgânico com clorofila, alho, brócolis, couve flor, própolis e os chás verde, de boldo e de camomila que auxiliam no processo de eliminação de toxinas pelo fígado. Evite os alimentos industrializados, cheios de açúcar, gordura e refinados preferindo os cereais integrais e inclua no cardápio uma variedade de frutas e verduras, de preferência orgânicas.


Dicas Nutriway:
  • Um pouco de água morna com umas gotinhas de limão ajuda a melhorar a digestão e a eliminação de toxinas pelo organismo.
  • As toxinas são eliminadas do nosso organismo pelas fezes e também pela urina, portanto fortaleça os rins usando suco de cranberry, quinua e feijão azuk.
  • Compressas frias com infusão de camomila além de acalmar diminuem a aparência escura das olheiras. 

    Fonte: Mundo verde