A ansiedade, quando não é exagerada, é mais do que normal. Porém, nos dias atuais, com a correria do dia-dia, estamos virando alvo desse mal. Quantas vezes escutamos " eu quando estou ansiosa desconto na comida". Alguns fazem alguma terapia complementar para combater essa sensação como a acupultura. Outros vão em cima é dos chocolates, café e açúcar. Geralmente são os mais consumidos "recuperar"o bem estar de cada um.
Assim como existem alimentos que podem atrapalhar a ansiedade, existem outros que podem ajudar a melhorar essa sensação. O primeiro ponto que devemos destacar é que os níveis de açúcar no sangue devem estar estáveis ao longo do dia. Para isso, você deve distribuí-los ao longo das 6 refeições que devem ser feitas diariamente.
Os carboidratos complexos é tipo de carboidrato que é absorvido de forma lenta no organismo, mantendo a glicose na corrente sanguínea por mais tempo.Esses carboidratos contêm serotonina, um neurotransmissor que tem efeito calmante no cérebro. Consuma cereais integrais (arroz ou farinha de trigo integral) em todas as refeições. Ingira quantidades suficientes de vitaminas do complexo B, aumente a ingestão de levedo de cerveja, arroz integral e hortaliças verde-escuras.
Leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados,legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.
Alimentos fibrosos e iogurte com lactobacilos vivos ajudarão a melhorar a flora intestinal, o que será benéfico para a produção de serotonina via intestinal. Cálcio e magnésio acalmam o organismo. Boas fontes são encontradas em: algas marinhas, brócolis, couve, soja, nozes, salmão, sardinha, iogurte sem açúcar.
Alimentos que devem ser evitados:
A cafeína e o álcool causam a ansiedade e seus sintomas. Açúcar refinado (doces) e refrigerantes são os principais inimigos das pessoas ansiosas. Eles elevam os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente, o que leva à irritabilidade, depressão e tensão. A ansiedade pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo e estresse. Nestas situações, recomenda-se dieta desintoxificante (alimentos in natura, eliminar leite, carne vermelha, café, chá preto, álcool, aumentar o consumo de frutas e hortaliças).
O chocolate possui uma substância chamada triptofano, que é transformado em serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante conhecido com a "substância química calmante". Esse efeito é causado a curto prazo, pois o níveis de açucar no sangue se esgotam rapidamente devido esse alimentoser um carboidrato simples e não complexo. Em pouco tempo você volta a ter essa sensação e ataca os chocolates e doces novamente. No final do mês a balança acaba ficando mais pesada.
Bjos e boa noite!
Bjos e boa noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário