Os frutos secos usados para embelezar as mesas das festas de fim de ano têm maior concentração de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Mas isso não é problema quando o consumo é moderado. Seu consumo combinado é uma forma prazerosa de encerrar o ano do jeito que a gente gosta: esbanjando saúde!
Ameixa seca: Considerado um laxante natural. Possui o dobro de fibras da uva-passa. Possui uma capacidade de absorver o ferro devido o seu alto teor de vitamina C. Sugestão para sobremesa: escalde a ameixa em vinho tinto e sirva polvilhada com raspas de casca de limão.
Caloria: 1 unidade possui aproximadamente 12 Kcal.
Damasco Seco: sua coloração mostra ser fonte de vitamina A, auxiliando na manutenção da visão e sistema imunológico. Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. O betacaroteno (produtor da vitamina A), os carboidratos, o cálcio, o fósforo e a vitamina C se destacam, mas também possui vitaminas B1, B2, niacina e ferro.
Caloria: 1 unidade possui em média 9 Kcal.
Figo seco: sua composição é rica em açúcar. Possui potássio, cálcio e o fósforo, que ajuda na formação de ossos e dentes, evita a fadiga mental e contribui para a transmissão dos impulsos nervosos. Também é indicado para quem gasta muita energia em exercícios musculares.
Caloria: 1 unidade possui em média 40 Kcal.
Uva passa: É fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica, fibras insolúveis, e influenciam na produção de ácidos graxos pela flora intestinal. Possui alto teor de boro, que a ajuda na saúde dos ossos, como na diminuição da perda óssea em mulheres no período pós-menopausa. É também auxiliar na absorção de vitamina D.
Caloria: uma colher de sopa possui 40 Kcal.
Até a próxima guloseima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário