quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Selênio e atividade física

O selênio é um micronutriente essencial a muitos processos corporais  e encontrado no solo. No corpo humano, ele está presente em quase todas as células, sendo mais abundante, contudo, nos rins, fígado, baço, pâncreas e testículos (KRAUSE, 2005).

Este mineral faz parte de uma enzima antioxidante (glutationa peroxidase) que atua no interior da célula convertendo compostos tóxicos em atóxicos (peróxido de hidrogênio) resultando na redução de radicais livres .

Níveis reduzidos de selênio nas células e tecidos tem como conseqüências concentrações menores da enzima antioxidante glutationa peroxidase, resultando em maior suscetibilidade das células e do organismo aos danos oxidativos induzidos pelos radicais livres (SCIESZKA et al, 1997;  BIANCHI & ANTUNES, 1999). Na literatura há evidências de que a deficiência de selênio é um fator importante de predisposição no desenvolvimento de tumores (BIANCHI & ANTUNES, 1999). Além disso, auxilia a tireódie na conversão do hormônio inativo T3 no ativo T4.

Trabalhos recentes demonstraram evidências de que a população de São Paulo apresenta baixa ingestão deste mineral. Esta está relacionada à dieta habitual da população e ao teor do mineral no solo, que se diferencia entre as regiões do país (COZZOLINO, 2007).
  
A absorção de selênio, é mais eficiente sob condições de deficiência. O aumento da ingestão resulta frequentemente em excreção aumentada de selênio na urina. Muitas pessoas consomem em excesso, achando que irá ter um efeito protetor quando na realidade estará saindo tudo na urina.
  
Interação entre o Selênio e a Vitamina E

A vitamina E o selênio são antioxidantes e interagem fisiologicamente. Eles agem sinergicamente: a vitamina E reduz a exigência de selênio e o mantém em sua forma ativa; o selênio poupa a vitamina E, reduzindo a exigência dessa vitamina (VANNUCCHI & MARCHINI, 2007). Sendo assim, eles podem auxiliar de certas afecções musculares e na cura da doença hepática. Pode ajudar na prevenção do câncer, problemas cardíacos, cataratas e até acidente vascular cerebral.
  
Recomendações e Fontes Alimentares

O consumo adequado de selênio é necessário para se alcançar uma ótima saúde e expectativa completa de vida. Sendo assim, as RDA para selênio foram definidas em 2000 pelo Food and Nutrition Board como 55 a 70mcg/dia para homens, mulheres e adolescentes (de 14 a 18 anos de idade) (TRUMBO et al, 2001).

As principais fontes de selênio são: castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral; além do solo no qual foram cultivados (KRAUSE, 2005). Sendo a castanha do Pará, o alimento com maior concentração desse mineral. O consumo de apenas três unidades após o exercício já atingem a recomendação.



É importante salientar que o excesso de selênio pode causar fadiga muscular, colapso vascular periférico, congestão vascular interna, unhas fracas, queda de cabelo, dermatite, alteração do esmalte dos dentes, vômito.

Fonte: Adaptado Rg nutri

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hidratar mais para malhar mais




Hoje em dia, um dos apetrechos mais encontrados nas mochilas que perambulam pelas academias é, sem dúvida, o squeeze, mais conhecido em alguns lugares simplesmente como garrafinha de água. Há modelos dos mais simples, de plástico, aos bem sofisticados, térmicos, alguns até assinados por famosos designers. Isso quer dizer que a maioria das pessoas já tem consciência de que o líquido que se perde com o suor precisa ser reposto durante o próprio exercício para evitar a desidratação. Ainda bem! Mas o que pouca gente sabe é que, antes e depois do esforço, beber água também é fundamental.

A desidratação reduz o tempo de atividade, o que é péssimo para quem quer torrar gordura, piora o desempenho e antecipa a fadiga. "A perda de 1 a 2% do peso corporal, que geralmente acontece em cerca de uma hora de transpiração intensa, diminui a capacidade de realizar o trabalho muscular e, consequentemente, de mobilizar os estoques de gordura", explica a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria, em São Paulo.

"Consumir líquidos antes do treino vai aumentar a transpiração e minimizar a elevação da temperatura central. Por isso, é muito bom começar a malhar bem hidratado", completa Paula. A Associação Nacional de Treinadores dos Estados Unidos recomenda de 500 a 600 mililitros duas ou três horas antes do exercício e de 200 a 300 mililitros entre 10 a 20 minutos do início.

Durante o esforço, os goles de água deixam os músculos bem hidratados. Dessa forma, evitam-se a perda excessiva de sais minerais, a subida além da conta da temperatura corporal, a hipertermia, e até cãibra. O correto é não esperar a vontade vir. A maioria dos estudos afirma que quando sentimos sede, o organismo já está em processo de desidratação. A reposição, portanto, deve ser feita em intervalos regulares, geralmente a cada 20 minutos, para recuperar tudo o que está sendo perdido por meio do suor. Se a atividade durar mais de uma hora, entram em cena as bebidas que contêm carboidratos e eletrólitos -— sódio e potássio. São os famosos isotônicos, chamados popularmente de bebidas esportivas. "Durante esses períodos mais longos, cai o nível de glicogênio muscular, que é o combustível energético, e aumenta a perda de minerais", diz Paula Crook.

Missão cumprida, fim do treino. Para esse momento, os especialistas recomendam a ingestão de 150% do que foi perdido de peso corporal para que o organismo volte a um estado de boa hidratação. Por exemplo: se você pesa 60 quilos e perdeu 2% do peso corporal, ou 1,2 quilo, pelo suor, deve beber 1,8 litro no final do treinamento. De preferência, isso deve ser feito até uma hora após a sessão. Cuidado! Subestimar a importância desse hábito pode trazer sérias consequências. O déficit hídrico, além de reduzir o desempenho, aumenta a possibilidade de uma complicação térmica. Isso pode provocar o aparecimento de sintomas desagradáveis, como boca seca, dor de cabeça, tontura, fadiga e até alterações visuais, interrupção da produção de suor e perda momentânea da consciência. Por isso, squeeze à mão para garantir saúde e bom desempenho.

Fonte: Emagrece Brasil