Algumas dicas para a sua alimentação ficar equilibrada durante a estação do ano mais esperada!
- Frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão.
- Os cereais integrais também são boas opções para o verão já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integrais no lugar de doces, massas e arroz branco.
- As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros.
- As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: opte sempre por frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas ou saladas de frutas, etc.
- Presenteie os alimentos amarelos e alaranjados, o betacaroteno ajuda a acelerar e prolongar o bronzeamento. Como ele age? O betacaroteno aumenta a formação de tirosina, que estimula a produção de melanina, substância responsável pelo escurecimento da pele. Quais alimentos? Cenoura, mamão, abóbora, manga, pimentão e laranja.
- Combate ao antienvelhecimento! Estou falando das substâncias antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Os radicais livres aumentam no organismo pelo excesso do sol, “roubando” a proteção das células da pele. O resultado disso é o seu rosto e corpo mais susceptível ao aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
O licopeno, encontrado nos alimentos avermelhados, impede a degradação do colágeno, fibras que sustentam a pele. A vitamina C traz uma luminosidade para a pele.
Alimentos sugeridos: tomate, goiaba, malancia, morango, laranja e kiwi.
- Aproveite e sirva-se de alimentos ricos em ômega-3 que auxilia na absorção do betacaroteno como a linhaça, nozes;
- Abuse de alimentos leves e que ajudem seu intestino a funcionar perfeitamente: grãos e cereais integrais, vegetais crus (salada), vegetais refogados, azeite (com moderação), carnes magras, iogurtes!
- Evite os molhos a base de maionese e creme de leite, ricos em gorduras e calorias e prefira molhos a base de iogurte para saladas e tomate para massas, por exemplo.
- Retire a pele das carnes de aves, evite a carne de porco e embutidos e carnes vermelhas gordas como a picanha e maminha.
- Substitua as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, por grelhados, assados e cozidos.
- Cuidado com os “petiscos” salgados muito consumidos nos aperitos, tais como: amendoim e castanhas, salgadinhos, embutidos e queijos amarelos. Estes alimentos retém líquidos deixando um aspecto de “inchaço” no corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário