terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A MODA DO FROZEN DE IOGURTE

Boa tarde!

Durante a minha pesquisa sobre o alimento da semana achei uma matéria super interessante sobre o consumo dos frozens de iogurte. Leiam e confiram!

Frozen é sorvete, não iogurte, diz promotor

JULIANA VINES
DE SÃO PAULO 


"As empresas induzem o consumidor a erro, posicionando o produto como se fosse um iogurte gelado, sendo que, na verdade, se trata de um sorvete."

Ele está investigando as redes fabricantes. O inquérito civil foi aberto depois que um consumidor não conseguiu saber na loja do que era feita a massa da sobremesa.


A investigação começou com uma marca, mas, segundo o promotor, constatou-se que a falta de informações era comum no mercado.

Outras empresas foram chamadas para prestar esclarecimentos e ainda não se manifestaram.
"O consumidor deveria saber o percentual de iogurte usado nos frozens, já que esse é o principal atrativo do produto", afirma.

A sobremesa, que virou moda no Rio e depois em São Paulo, tem a consistência de um sorvete. Uma porção de 100 g tem em torno de 90 calorias, mesma quantidade de um sorvete de creme light.

O iogurte usado no preparo é, na maioria das vezes, desidratado. "O iogurte tem culturas de bactérias que deixam o leite mais digestivo. Quando é desidratado, parte dessas culturas se perde", diz Adriane Antunes de Moraes, nutricionista e pesquisadora da Unicamp.

Além disso, pouco se sabe sobre a receita das grandes redes que vendem o produto. A maioria usa misturas importadas feitas com iogurte em pó. A fórmula é adicionada a leite e refrigerada.

Fabricantes de frozen afirmam que receita é secreta

As redes de frozen dizem que não disponibilizam as informações completas sobre os produtos porque as receitas são confidenciais.

"A única coisa que posso dizer é que a receita tem uma parte sólida e uma parte líquida. Temos um contrato de confidencialidade com o fornecedor", diz Larissa Dadalto, sócia da rede Yogofresh.
Rafael Soares, sócio-proprietário da Yoguland, diz que os ingredientes são 70% importados, mas que a mistura é preparada pela própria empresa. "Não é sorvete nem iogurte, é um novo produto."

De acordo com a Yogoberry, a fórmula em pó é importada de um fornecedor italiano e foi desenvolvida para a marca.

Segundo a assessoria de imprensa, mais detalhes não podem ser informados, porque a fórmula "é o diferencial da marca".

No Restaurante América, a receita é do próprio restaurante e leva iogurte natural, mas a versão tradicional tem gorduras. A versão light tem zero de gordura e também é feita no local.
Heberth Curcovezki, diretor de negócios da Yogoothies, garante que a fórmula é 100% iogurte.

CALORIAS A MAIS

Dependendo das caldas e complementos, a sobremesa fica mais calórica do que um sorvete tradicional.

Um frozen médio coberto com biscoito de chocolate, confeitos e calda de chocolate tem 450 calorias. Das cinco maiores redes, só uma disponibiliza os valores nutricionais dos complementos.
"Se colocar muitos complementos, a pessoa vai estar se enganando", diz a nutricionista Cyntia Carla da Silva, do Hospital do Coração.

Para a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, o problema é o excesso.

"O frozen tem seu lado positivo. É um alimento com cálcio e de baixa caloria. Se você colocar uma colher de calda, ainda compensa."

Outro problema é o tamanho da porção. As tabelas nutricionais das lojas são calculadas para 100 g e as menores porções vendidas às vezes têm 120 g.

"É fundamental o consumidor prestar atenção no tamanho da porção e não comprar as maiores, de 500 g." 

Fonte: Folha.com

É galera a lição que podemos tirar disso tudo é que. O consumo de qualquer alimento com MODERAÇÃO é o que vale!


Bjos!!!






Um comentário:

  1. Isso ai amiga!!! gostei da lição...td tem que ser com moderação!! nada de achar que frozen é saudável.. e encher de trecos ele..rs...gostei da reportagem!!!
    beijinhosss

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