segunda-feira, 14 de março de 2011

CRANBERRY

Boa noite!

Alguém já ouviu falar dela? 




O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição alguns compostos funcionais, dentre eles estão os flavonóides,, taninos condensados e ácidos fenólicos, componentes que podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.





 Propriedades
 
Anti-adesão bacteriana e Resistência ao antibiótico

As teorias recentes referem que o mecanismo de ação do Cranberry na prevenção das Infecções do Trato Urinário está relacionado à acidificação da urina. Um trabalho mais detalhado apresentou em abril de 2002 que em testes com Cranberries, uvas, maçãs, chás e chocolates, apenas os Cranberries exibiram a habilidade de impedir a adesão da bactéria.

Novas pesquisas indicam que Cranberry pode agir em outra parte do corpo, além do trato urinário de encontro também a outras bactérias. A adesão dos diferentes tipos de bactérias que causam úlceras no estômago e doença periodontal(cáries), pode ser inibida na presença do Cranberry, e é provável ainda que outras bactérias susceptíveis também sejam.

O consumo regular de Cranberry não só ajuda a manter a saúde, mas reduz o número de infecções, e sendo assim evita que sejam ingeridas altas doses de antibióticos, reduzindo ainda a probabilidade de aparecimento de bactériasresistentes, sendo que este, é um problema de saúde pública de proporção global.

Antioxidantes

A comunidade médica está sempre interessada em reconhecer antioxidantes importantes para o combate às doenças. Os Cranberries são um dos ativos de interesse médico por conter mais antioxidantes fenólicos quando comparados as 19 frutas geralmente consumidas, de acordo com um estudo publicado em Novembro de 2001 na edição do Journal of Agriculture and Food Chemistry. De acordo com um estudo do Dr. Joe Vinson da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, estes antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças do coração e em determinados tipos de câncer.

Indicações

Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção)
Doença periodontal
 Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori
Anti-envelhevcimento
 Anti-câncer

Contra-indicações

Nefrolitíase. É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação.

Efeitos adversos e toxicidade

Cranberry apresenta segurança quando usado oralmente, embora as doses altas podem causar diarréia e sintomas gastrintestinais.

Precauções

Deve ser utilizado com extrema precaução em crianças com idade abaixo de 2 anos. Utilizar com cautela em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes. O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos.

Interações

O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. Baseado nisto, o uso de Cranberry é indicado como antídoto em overdose por fenciclidina (Bratman et al., 2003). Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem inibir a acidificação urinária (Bratman et al., 2003).

Onde encontrar? 


É possível encontrar em prateleiras de supermercado o suco de Cranberry, porém o seu gosto não é muito agradável. Uma saída é fazer o uso do extrato de cranberry, nesse caso, consulte seu nutricionista. Recomenda-se uma dose de 300-400mg de extrato de cranberry 2x ao dia.

Vale à pena tentar!

Bjos e boa noite =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário