quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alimentação x acne Parte I

Boa tarde!


O aparecimento da acne ocorre quando as glândulas sebáceas secretam gordura para criar um manto protetor para a pele. Quando há um excesso na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar à camada externa da pele se rompe e o que fica retido acaba inflamando. Sua causa pode ser hormonal, nutricional, genética e, até mesmo, alérgica. 



A grande maioria das pessoas que têm acne possui uma maior resistência à insulina, que provoca, consequentemente, uma hiperinsulinemia (concentração desse hormônio na corrente sanguínea). Esta, por sua vez, estimula a produção de testosterona e o aumento da produção de queratina no folículo. Essa resistência à insulina faz com que ocorra uma mudança no perfil lipídico, fazendo com que folículo inflame.


Atualmente estudos mostram que a alimentação influencia diretamente no aparecimento da acne, principalmente se o indivíduo possui tendência às mesmas. Alimentos com muita gordura, iodo,vitamina B12 (fontes: carnes, peixes e frutos do mar) e óleo de coco podem ser um dos contribuintes para este surgimento.

A baixa ingestão de alimentos fontes de ácidos graxos ômega-3 também está relacionada com o surgimento da acne. O excesso de ômega-6 (fontes: óleo de milho, soja, girassol) estimula a produção de substâncias inflamatórias. Já o ômega-3, que é menos consumido pela maioria da população, atua na liberação de prostaglandina, que são substâncias  anti-inflamatórias. Sendo assim, o equilíbrio entre ômega-3 e ômega-6 na dieta é importante na prevenção e tratamento da acne. O leite, que é visto por muitos como um vilão, pode em alguns casos exercer uma associação com acne, pois pode ser alergênico.

Um dos grandes erros ocorre quando há suplementação sem orientação de um profissional. Essa falta de orientação pode agravar o caso da acne e acarretar sérios danos a saúde, quando suplementos estimulantes de IGF-1, como o whey protein, são consumidos sem o devido acompanhamento. 



Fonte: Nutrição em foco


Confira amanhã como a alimentação pode ajudar no combate a acne!

Bjos e boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário