quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aveia x Colesterol

Boa noite!

A forma de aveia mais utilizada e comum na alimentação brasileira é a Aveia Sativa, de grão amarelado, porém são conhecidas cerca de 130 espécies de aveia.



(aveia antes de ser processada!)

Este alimento possuí alta qualidade nutricional, é rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, sendo que o farelo da aveia possui alto teor de ß-glucanas, um tipo de fibra solúvel presente em grandes quantidades no farelo de aveia. As b-glucanas são hidrossolúveis e resistentes aos processos digestivos. Além disso, têm tendência a formar soluções viscosas e géis, quando em contato com água.

Concentração média de b-glucanas em amostras de aveia de diferentes fases de processamento

Aveia
b- glucanas (%)
Descascada
5,11
Tostada
4,67
Cortada
5,65
Flocos
5,09
Flocos finos
5,54
Farinha
3,74
Farelo
9,51
*Coeficiente de variação
Fonte: DE SÁ; FRANCISCO; SOARES6

Aveia x colesterol
O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células e o principal componente do cérebro e células nervosas. É encontrado em altas concentrações nos tecidos glandulares e no fígado, onde é sintetizado e armazenado. O colesterol também é precursor dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D.

Apesar da importância relevante do colesterol em diversas funções orgânicas, o aumento plasmático de seus níveis tem ocasionado sérios problemas à saúde da população. As dislipidemias estão entre os mais importantes fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica, integrando o conjunto das doenças crônico-degenerativas com história natural prolongada.

Uma dieta rica em fibras tem sido claramente associada à diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, independente do consumo energético, de gordura ou outros fatores que afetem a dieta.

A aveia, em função da ação das ß-glucanas, tem sido largamente estudada como agente hipocolesterolemiante (diminuição do colesterol na corrente sanguínea). Estudos com farelo de aveia demonstram forte ação na redução dos níveis séricos de colesterol. Este efeito pode ser atribuído à absorção de ácidos biliares após uma reação no organismo pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes.

Em 1997, o FDA - Foods and Drugs Administration, importante órgão regulamentador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, após uma rigorosa avaliação de estudos clínicos e epidemiológicos, reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas. Com isso, autorizou o uso de mensagens sobre benefícios de redução do colesterol nas embalagens de farelo de aveia.

Fonte: RG Nutri (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário