terça-feira, 21 de junho de 2011

Mitos do inverno

Boa noite! Respondendo algumas perguntas que são feitas frequentemente por vocês!

Sentimos mais fome no inverno?
Sim. Quanto maior o frio, maior a perda de calor. Nossa temperatura é controlada pelo hipotálamo – uma espécie de termostato do nosso organismo-, para ficar me torno de 36°C. Como resultado da perda extra de calor nessa estação, o corpo gasta mais energia para regular a temperatura. Além de usar os estoques de gordura, essa energia é obtida por meio da digestão de alimentos que, consequentemente, aumenta a produção de calor. Enfim, como o nosso corpo entende que quanto maior o consumo de alimentos, maior a produção de calor, nos envia “sinais” de fome. Tecnicamente, não precisamos comer mais. A fome extra é só uma forma que o organismo encontra de nos manter aquecidos.

É normal sentir mais sono durante essa estação?
Sim. O período de sol diminui: os dias são mais curtos e as noites mais longas. Temos no nosso organismo uma maior produção do hormônio chamado melatonina, que é estimulado na escuridão. É justamente o excesso desse hormônio que nos faz sentir tanto sono nesse período. Além disso, o metabolismo fica mais lento e, normalmente, ficamos mais agasalhados em busca de aconchego. Do ponto de vista médico, não precisamos dormir mais horas no inverno, porém, as condições climáticas nos induzem a ficar mais tempo recolhidos.

Fazer exercícios ao ar livre no inverno pode prejudicar minha saúde?
Não há problema algum em praticar atividades físicas no frio, desde que haja um bom alongamento e aquecimento antes do exercício. Uso de roupas adequadas (agasalhos), que podem ser retiradas durante a atividade, e muita hidratação devem ser considerados. A opção de freqüentar uma academia, e assim não sofrer tanto com a temperatura externa, pode, no entanto, ser cogitada.

É verdade que engordamos com mais facilidade no inverno?
Engordar ou não nessa estação irá depender das suas escolhas. Algumas dicas podem ser seguidas para você enfrentar a estação sem problemas! Além daquela regra básica de comer de 3 em 3 horas, consumir alimentos com um maior teor de fibras proporciona ao organismo uma maior saciedade e consequentemente menos fome.Uma boa opção de lanches feitos pela manhã e tarde são alimentos que possuam um teor de fibras maior que 3 gramas, fora isso por mais que o alimento tenha baixa densidade calórica, daqui há meia hora você estará com fome novamente. Uma outra excelente dica é substituir o jantar por sopas cremosas com legumes, verduras e carnes. Ela quentinha além de te proteger contra o frio tem um valor calórico menor.

 Bjos e boa sopa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário