quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Açúcar não é o vilão da história....

       Quem pensa que o açúcar é o vilão da história está enganado. A questão é a qualidade e a quantidade que serão usadas. O açúcar é uma das formas de carboidrato que serve como fonte de energia para nosso cérebro, por outro lado, é também, um agente que contribui para a obesidade. 
       Talvez você se pergunte: “Qual a diferença de todos esses açúcares que encontro no mercado?” Ao nível de caloria, eles empatam, porém é no processo de industrialização que ocorrem as diferenças, pois há um processo químico. Quanto maior o processo químico, menos propriedades permanecem e mais substâncias químicas entram em jogo. Vamos a eles então:



       Refinado: é o mais utilizado por nós. Dissolve fácil, é barato e dá mais sabor. Para adquirir o aspecto refinado, ele passa por vários processos de refinamento onde recebe acréscimo de substâncias químicas. Com isso, há perdas de vitaminas e sais minerais, o que acaba não fornecendo nenhum nutriente ao organismo.
        Cristal: é o açúcar que não passa pelos processos de refinamento. Por não receber aditivos químicos, consegue manter 10% dos seus nutrientes.
           Mascavo: o mais saudável de todos. A sua coloração prova sua origem da cana, mostra que não recebeu aditivos e muito menos  passou por processos de refinamento. Preserva dessa forma o Cálcio, o Ferro e alguns Sais Minerais. Por ser menos solúvel, adoça menos, tendo que ser usado em maior quantidade - por isso: cuidado! Pode ser usado em receitas de bolos e doces.
            Demerara: Seu grão é parecido com o do açúcar Cristal, porém com uma coloração um pouco mais escura. Possui o sabor bem doce e é quase tão saudável quanto o Mascavo. Seu preço é um pouco mais elevado e é um ótimo substituto do açúcar Refinado para adoçar bebidas e utilizar em receitas culinárias.
           Light: É composto por 75% de açúcar Refinado e 25% de Adoçante Dietético. Devido a sua composição, esse grão é bem fino, seu sabor é característico do adoçante em pó e adoça de 3 a 4x mais pela presença do adoçante. Seu preço é mais elevado.
           Orgânico: Como tudo que é mais caro é melhor, o açúcar não poderia estar fora dessa. Investir na saúde é tudo! Afinal, o que adianta usar uma roupa impecável se a sua saúde anda mal das pernas? Esse açúcar é tão doce quanto o Refinado. Possui boa espessura como o Cristal e é de coloração dourada como o Demerara. A grande vantagem é que ele não possui adição de aditivos químicos.

          Logo, quem fica como campeão é o Orgânico, seguindo como vice o Mascavo e em terceiro lugar o Demerara. Como participação, temos o Light, seguido do Refinado.

          Quem tiver alguma dúvida ou alguma sugestão de tema para o Nutriway, deixar um comentário.

          Obrigada!

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas, Alê!

    Cheguei a pensar que o açúcar mascavo fosse mais prejudicial que o refinado! Vi que não!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir