segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Farelo, farinha ou flocos de aveia?


Os benefícios que a aveia nos proporciona já são mais do que divulgado pelas revistas de saúde e já foi tema do Nutriway. Você sabe qual melhor forma de consumi-la? Flocos, farelo, farinha?

Apenas relembrando as funções das fibras para os esquecidos: auxilia na diminuição do colesterol, prevenção de câncer, regulação intestinal, controlam a glicemia (glicose no sangue), ajudam a emagrecer através da saciedade.

 Falando grosso modo, a aveia em flocos em forma de farelo ou farinha possui a mesma quantidade de fibras (em 40 gramas possui 4 gramas de fibra). Porém, o farelo de aveia possui em sua composição quantidades maiores de betaglucana, em seguida os flocos e depois a farinha. A vantagem vem do fato do farelo é que ele é produzido da parte mais externa da aveia, onde os nutrientes ficam mais concentrados.

Uma dica é que ele deve ser consumido na forma crua, a quantidade de betaglucana é reduzida no calor.

Outra vantagem é que ele se adapta de forma melhor no cardápio:

- Acrescente 1 colher de sopa de farelo de aveia na vitamina feita com suco ou leite.
- Enriqueça suas receitas favoritas de bolos e tortas, substituindo 1/3 da farinha de trigo por farinha de aveia ou o farelo (lembrando que dessa forma a sua ação será reduzida)
- Empane suas receitas com aveia em flocos.
- Por último, a mais conhecida. Enriqueça sua salada de frutas com o farelo de aveia.
- Use o farelo para fazer uma farofinha e ponha por cima do sorvete.

Cuidado! Lembre-se de que a aveia seja qual for a forma for consumida, ela é calórica. Além disso, quem nunca consumiu pode sofrer gases e distensão abdominal. Comece com uma colher de sobremesa e depois evolua para de sopa. Depois que seu organismo se adaptar as fibras, fique com 2 colheres de sopa ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário