domingo, 13 de novembro de 2011

Constipação de A a Z

A constipação intestinal ("prisão de ventre") é uma das queixas mais freqüentes em consultórios seja de médicos ou nutricionistas. Poderíamos defini-la de maneira bem simples, como a evacuação em freqüência inferior a três vezes por semana. No entanto, algumas pessoas com constipação apresentam freqüência de evacuações normal, mas relata dificuldade para evacuar (sendo necessário esforço excessivo), fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta. Vemos, assim, que o hábito intestinal de cada pessoa deve ser analisado como um todo e não apenas com relação à freqüência de evacuações.

As fibras, entre outras funções, têm papel essencial na constipação. Nosso corpo as não absorve por isso que elas têm capacidade de promover tantos efeitos benéficos. Agindo principalmente no intestino, ligam se ao que foi ingerido, mas não pelo foi aproveitado pelo organismo. Assim, elas facilitam a eliminação de toxinas.

Os alimentos naturais (legumes, frutas, verduras, grãos e cereais) apresentam fibras em sua composição. As verduras e frutas, principalmente quando consumidas com casca. Prefira a fruta “in natura” a sucos! Quando fazemos o suco, as fibras vão embora pois estão presentes no bagaço ou na casca.
Existem dois tipos de fibras alimentares; são classificadas de acordo com a sua capacidade de se dissolver em água. Podemos dividi-las em solúveis e insolúveis. Os grãos e cereais integrais possuem os dois tipos. Daí a importância de utilizarmos diariamente no lugar dos refinados (arroz branco, pão francês e macarrão).

- Fibras solúveis: dissolvem se em água. Elas absorvem água e aumentam o volume e a maciez das fezes. Também equilibram a flora intestinal. Onde encontrar: feijão, ervilha, aveia, cevada, arroz, maça, laranja e legumes.
- Fibras insolúveis: não se dissolvem em água. Elas aceleram o trânsito intestinal, fazendo com que as fezes permaneçam menos tempo no organismo. Assim, protegem contra câncer de cólon, constipação e hemorróidas. Onde encontrar: Farelo de cereais (milho, aveia trigo), frutas (principalmente quando ingeridas com casca) e verduras folhosas.

Ingerir de 3 a 6 porções de alimentos integrais por dia já é o suficiente. Isso equivale a aproximadamente a 1 fatia de pão integral no café da manhã, 3 colheres de sopa de arroz integral no almoço, 3 torradas integrais no lanche da tarde e uma concha de macarrão integral no jantar.

Dicas para melhorar seu transito intestinal:
·          
  • Pratique exercícios físicos regularmente. O sedentarismo enfraquece a musculatura da região abdominal e prejudica os movimentos do intestino, que tende a funcionar cada vez mais lentamente. O órgão também pode se acomodar caso a pessoa permaneça muito tempo sentada.
  • Controle seus horários. É preciso ter um tempo para descansar e cuidar do corpo. A rotina diária estressante priva o organismo de realizar funções necessárias.
  •  Escolha horários fixos para ir ao banheiro. Mesmo que não funcione nos primeiros dias, o hábito contribui para reeducar o corpo.
  • Beba bastante líquido! Com a água, o bolo fecal fica mais macio facilitando sua eliminação. 
  •  Quando os movimentos peristálticos chegam ao intestino, é hora de ir ao banheiro. Se a vontade é inibida, com o tempo, o corpo acaba se acostumando a não funcionar corretamente. E aí a prisão de ventre pode se instalar de vez.
Cuidado, fibras em excesso podem até soltar o organismo e não é esse o objetivo. Calcule ingerir em torno de 30 gramas/dia.

Mulheres sofrem mais:
Durante o mês, o organismo da mulher sofre alterações hormonais que interferem no funcionamento do intestino. Por essas e outras razões, o sexo feminino é o que mais apresenta o problema do intestino preso.
O uso de anticoncepcionais e vergonha de ir ao banheiro em lugares públicos também podem ser as causas. Muitas mulheres evitam usar o banheiro do local de trabalho, de casa de amigos e durante viagens.
Por isso, as mulheres geralmente necessitam de uma alimentação mais rica em fibras do que os homens. Tão importante quando a dieta equilibrada, é reeducar o organismo e não impedir a sua funcionalidade natural. 

Cuidado com os laxantes:
Algumas pessoas acostumam-se a tomá-los sempre que apresentam intestino preso. Porém, qualquer tipo de laxante deve ter recomendação do médica. Alguns podem destruir a flora intestinal e irritar o órgão.

Tem que ser natural:
Estão disponíveis no mercado suplementos de fibras solúveis que tem a função de regular o intestino e combater a prisão de ventre. Se utilizados de maneira correta e com orientação médica. Os suplementos podem tratar o problema. Porém, assim como os laxantes, eles podem piorar a constipação. A ingestão de suplementos não apresenta o mesmo efeito do consumo de alimentos naturais ricos em fibras, que ainda fornecem boas quantidades de vitaminas e minerais, capazes de equilibrar as funções do corpo.

Saber aproveitar substâncias poderosas que a natureza oferece é uma forma sábia de prevenir doenças e evitar o uso, algumas vezes desagradável, de medicamentos. 
Fonte: Revista Viva Saúde

Caso tenha alguma sugestão ou comentário a fazer da postagem fique à vontade =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário