segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Congelar, descongelar e cozinhar


Boa tarde!

A técnica de congelamento e descongelamento varia de acordo com os alimentos. Por isso, não há um esquema único para todos, já que cada um tem suas particularidades. Atenção: todos os vegetais e frutas pode, ser congelados, desde que a intenção não seja consumi-los crus!

Frutas e hortaliças cruas: Higienizar, retirar as partes não comestíveis, colocar em embalagem adequada e armazenar no freezer. Para descongelar, coloque direto na água quente, onde eles serão cozidos – pois não podem ser consumidos in natura após congelados.

Frutas e hortaliças cozidas: Higienizar, retirar as partes não comestíveis, cozinhar, resfriar na geladeira e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de uma dia para o outro na geladeira ou colocá-lo para aquecer no microondas.

Carnes cruas: peças – retirar partes não comestíveis, colocar em embalagem adequada e armazenar no freezer. Importante: No caso dos bifes, distribuírem-los em uma bandeja ou assadeira, armazenar no freezer e, quando eles estiverem congelados, retirar da assadeira e colocar em embalagem apropriada. Para descongelar, deixe o alimento de um dia para o outro na geladeira ou utilize o microondas.

Carne cozida: retirar partes não comestíveis, cozinhar, resfriar, colocar em embalagem apropriada e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de um dia para o outro na geladeira ou usar microondas.

Sopas: não cozinhar os vegetais por completo. Macarrão e arroz devem ser colocados na hora do consumo. Depois de pronta, resfriar e guardar em embalagens apropriadas e armazenar no freezer.

Pães: devem estar frescos ou semiassados. Embalar cada pão individualmente, em papel-alumínio, e coloque-os em um mesmo saco plástico. O descongelamento deve ocorrer em temperatura ambiente ou no forno.

Fuja do congelador!!!

Ovo inteiro e com casca: a casca pode estourar. Porém, a clara e a gema separadas podem ser congeladas.

Maionese e margarina: seus ingredientes contêm água e óleo, que se separam após o congelamento, inviabilizando o consumo.

Iogurte: congelado, pode ficar com aspecto de “talhado”.

Pudins ou cremes à base de amido de milho: o grão amido absorve água e incha, dando espessura e consistência as preparações. Descongelando, o amido liberará a água absorvida durante o preparo, alterando completamente a textura do produto.

Gelatina: perde a textura quando é descongelada.

Caso tenha alguma dúvida, tire aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário