terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Berinjela já!

Boa noite!  

O assunto da semana será a berinjela. Muita gente faz cara feia para essa hortaliça, porém estudos mostram que sua farinha tem um poder eficaz na redução da silueta e do colesterol.

Nutricionalmente falando, é uma hortaliça pobre em calorias, tendo em sua composição 94% de água!
Dentre os principais componentes, encontram-se o cálcio, o potássio, o fósforo, Vitamina C.

A berijela é rica também em niacina, vitaminas do complexo B e fibras, o que favorece a saciedade, melhora o trânsito intestinal e ajuda na redução da absorção do colesterol, além disso, a berinjela, por suas propriedades, tem efeito diurético e auxilia na redução da concentração de ácido úrico, auxiliando dessa forma no tratamento de artrite e reumatismo.

Na culinária, pode ser consumida cozida, grelhada, assada ou ensopada. Além disso, podem incrementar saladas e omeletes. Durante o preparo, algumas desenvolvem um sabor amargo, que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la.

Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é pequena, porém, na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. os frutos são melhor conservados quando mantido o cabinho (pedúnculo). A berinjela pode, ainda, ser congelada: lave e corte-a em fatias ou cubos. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, no vapor por 3 minutos ou no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois de congelados, armazene os cubos em sacos plásticos.

 
Como comprar a berinjela?

A cor da berinjela deve ser uniforme e sua casca deve ser lisa e brilhante, sem marcas ou rugas.  Aquelas que são muito grandes costumam ser amargas, fibrosas e ter muitas sementes. Para saber se a berinjela está madura, faça uma ligeira pressão com os dedos. Se, após a pressão, ficar uma marca, é porque está madura.

O que fazer para a berinjela não escurecer?

Quando cortada colocá-la imergir imediatamente num pote com água gelada.

Postagem de amanhã: Farinha de berinjela!

Bjos e boa noite =)



3 comentários:

  1. Ontem comi um sanduíche de ricota com beringela muito bom!
    ótimo post! Agora já posso escolher no mercado e fazer em casa! =*

    ResponderExcluir