quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VITAMINAS

Boa tarde!

O interesse pela alimentação está cada vez maior. Porém, nós da área de nutrição, percebemos que as vitaminas não estão no top 10 das dúvidas nutricionais que ocorrem. Vamos entedê -las um pouco melhor e saber para que elas servem.



O que são e para que servem as vitaminas?
As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo, sendo necessárias em quantidades muito pequenas, por isso são chamadas também de micronutrientes. Por não serem sintetizadas pelo nosso organismo, devem ser ingeridas através da alimentação. São usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, podendo ser lipossolúveis (solúveis em gorduras) ou hidrossolúveis (solúveis em água).São lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K.Normalmente estão presentes nos alimentos gordurosos de origem vegetal e animal.São digeridas e absorvidas junto com a gordura no intestino.


 Todas as demais são hidrossolúveis, inclusive as do complexo B e a vitamina C.

A falta de vitaminas pode ocasionar doenças como: raquitismo, anemia, fraqueza, deficiência de visão, lesões de nervos periféricos (neurite), diarréia depressão, sangramentos.
 
Como prevenção recomenda-se uma alimentação saudável que contenha, por exemplo: carnes magras, carboidratos (arroz, feijão, trigo, batata, mandioca, milho e ervilha), abundância de hortaliças diversificadas, e gorduras vegetais, de preferência poliinsaturadas (azeite e oleaginosas)

Quais os fatores que variam as necessidades vitamínicas de uma pessoa?
Idade, sexo, deficiências, estado fisiológico (gestação, lactação, infância), atividade física.

A quantidade de vitaminas presente nos alimentos é constante?
Não, a quantidade de vitaminas presentes nos alimentos variam dependendo do seu grau de amadurecimento (no caso das frutas), cozimento, tempo de preparo do prato, etc. A quantidade de vitamina de determinados alimentos estipulada através de tabelas é determinada a partir de valores médios através da composição centesimal dos alimentos. 

A comida congelada perde vitaminas e sais minerais?
Se o congelamento for feito corretamente, as perdas não são significativas. O que ocorre é que o processo de branqueamento, fervura feita por poucos minutos antes do congelamento de alguns vegetais, pode levar a perdas, mas que ainda não levam a grandes perdas de nutrientes. O descongelamento é tão importante quanto o congelamento. Para que a comida congelada mantenha suas características nutritivas é importante que ela descongele naturalmente e aos poucos, na geladeira, e não no microondas ou banho-maria.

Quando há necessidade de tomar vitaminas?
É aconselhável comer os alimentos no seu estado natural? como por exemplo, comer a cenoura crua. Em casos em que a quantidade de vitaminas ingeridas através da alimentação não atingir as recomendações diárias, deve-se fazer uso de vitaminas sendo a solução mais viável, mas sempre como suplementação e não como uso exclusivo.

Por isso é hoje gente!
Amanhã continuo com as vitaminas!

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário