domingo, 22 de maio de 2011

Barra de cereais

Boa noite!

As barrinhas de cereais continuam em alta na alimentação da população. Ela foi bem aceita por todo tipo de público, desde o diet/light até aquele que utiliza fast-food pela desculpa da correria do dia-dia. São fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.

A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições. O melhor horário para consumi-las é entre as refeições e mesmo assim deve se ter um enorme cuidado. Deve se ter cuidado com a propaganda que é feita ao redor dessas barrinhas. O público leigo no assunto, se ilude achando que está fazendo um lanche super saudável quando na verdade está colocando para o organismo apenas caloria vazia (sem valor nutricional nenhum).

Sempre que possível é preferível optar por um lanchinho natural. Isso não quer dizer que os produtos industrializados são ruins, mas é que houve uma inversão que leva a preferência apenas pelos industrializados.

A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto, uma vez que a variedade no mercado é bastante ampla.De modo geral, elas são produtos energéticos,e trazem no rótulo como propaganda ser fonte de  fibras. Será? A quantidade diária que um adulto deve ingerir de fibras por dia é de 25 a 30 gramas, valor esse impossível de ser alcançado comendo apenas barrinhas. Além disso, praticamente a maioria delas não chegam nem a 1g de fibra, são apenas fonte de godura e açúcar.

Para não errar na escolha, opte por barrinhas que tenham pelo menos mais que 2 gramas de fibras. Algumas marcas conhecidas e fonte seguras: Barra de cereal de frutas Nestlé (4,2 gramas de fibra) e Supino light de Banana e Aveia (2,9 gramas de fibras). Na hora de comprar fique atento ao rótulo para não ser iludido. Abuse das frutas que além de serem ricas em fibras é tão prático quanto a barrinha na hora de carregar na bolsa ou mochila.

Bjos e boa semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário