segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dietas: indicações e cuidados

      As dietas bastante restritivas são muito utilizadas para obter um emagrecimento rápido. Sabe-e, entretanto, que o maior problema desses regimes, além de prejuízos a saúde, é a dificuldade em manter o peso após seu término. Como o emagrecimento não foi gradativo, não houve um processo de aprendizado, que engloba o fracionamento das refeições e uma mastigação mais lenta para facilitar a digestão.

      Muitas vezes, dietas que restringem severamente o consumo energético, sem acompanhamento de profissional, não apresentam nenhum tipo de balanceamento qualitativo ou quantitativo. Elas são muito perigosas à saúde: resultam em perdas de grandes quantidades de água, eletrólitos e minerais. E ainda provocam uma redução mínima de massa gorda (gordura), e uma perda significativa de massa magra (muscular).

      Pessoas que persistem em dietas baixíssimas calorias pedem grandes quantidades de peso, em méda, 20 quilos em 12 a 16 semanas. A maioria, entretanto, recupera tudo dentro de um curto período de tempo, e se vê obrigada a reiniciar o processo de dieta.

     Na chamada restrição moderada, com um consumo por volta de 1220 calorias por dia, o emagrecimento acontece de maneira mais gradativa, sem prejudicar o organismo. Segundo o American College of Sports Medicine, para evitar possíveis riscos à saúde, a taxa de perda de peso não pode superar 1kg por semana. O emagrecimento desejável deve ser o resultado de uma perda mínima de massa magra e máxima de gordura. E mais: a dieta associada a programas de exercício precisa ser capaz de manter a nova silhueta adquirida.

      Nesse processo, a reeducação alimentar é uma grande aliada. O objetivo da reeducação alimentar é melhorar a alimentação qualitativa e quantitativamente, de modo que a perda de peso seja mais gradativa e efetiva. Manter o peso adquirido também torna-se menos complicado, já que a pessoa não passou fome para emagrecer e, consequentemente, sua ansiedade para comer foi amenizada.

      Por esses e outros motivos, é fundamental que as pessoas abandonem as dietas "milagrosas" e procurem ajuda para alcançar suas metas de maneira saudável e satisfatória, ou seja, consulte um nutricionista. Ele melhor do que ninguém poderá te ajudar, esqueça revistas de R$ 1,99 e agregadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário