quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CASTANHA-DO-PARÁ

O que é?   

A castanha-do-pará faz parte do grupo das oleaginosas assim como a nozes, amêndoa e a castanha de caju. Pode ser chamada também de castanha-do-brasil ou castanha-da-amazônia.

Como consumir?

A melhor forma de ser consumida é in natura ou como farinha pois o selênio não suporta temperaturas maiores que 150 °C. Quando esmagadas se obtém um óleo viscoso, utilizado na  culinária e também na confecção de produtos cosméticos.

Porção diária recomendada: 3 Unidades = 76 kcal.

Quais são os benefícios?

A castanha-do-pará é a única que atinge a porção recomendada diária de selênio, além de ser uma boa fonte de mangésio (ajuda na formação de ossos e dentes, transmissão de impulsos nervosos e relaxamento muscular) e tiamina (ajuda num melhor funcionamento do metabolismo). Algumas pesquisas relacionam o selênio com a redução no rico de câncer de próstata e pulmão, combate aos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce das células e aumentam a resistência do sistema imunológico. Além disso, ajuda no equilíbrio da tireóide.
Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).

A castanha-do-pará pode ser consumida também como um mix de Oleaginosas (darei uma receitinha), dessa forma estará levando com você quantidades consideráveis de proteínas e fibras. Mas atenção: elas não são o que podemos chamar de fontes legítimas desses ingredientes, portanto jamais poderão substituir carnes, frutas e hortaliças nesses quesitos.

ATENÇÃO: A nossa querida  indústria costuma acrescentar sal a esses produtos vendidos como aperitivo. E, aí, comer demais é dar um tiro no pé. O sódio é uma verdadeira bomba para as artérias e nós, brasileiros, já comemos além da conta. Olhe bem nos rótulos e escolha as versões menos salgadas. De bônus, você passa longe da hipertensão.

DICA: Não esqueça as castanhas no armário por muito tempo. Em contato com o calor e o oxigênio, perdem-se consistência, sabor e, principalmente, seus nutrientes.

Consumir castanha-do-pará moderadamente faz bem para a saúde e para a forma física, uma vez que pequena quantidade proporciona saciedade.


Amanhã colocarei uma receita de mix de oleaginosas e um bolo de banana com castanha-do-pará.

Bjinhos e até amanhã!









2 comentários: