terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AMARANTO - PARTE II

Boa tarde!

Continuando com o funcional considerado um superalimento pelos nutricionistas.



Qual o seu diferencial?

Embora não faça parte da família dos cereais, o amaranto compartilha com eles características semelhantes. Possui a vantagem de ter 15% de proteínas, contra cerca de 10% dos cereais, e um perfil de aminoácidos mais equilibrado, permitindo suprir as necessidades nutricionais não só de adultos mas também de idosos e crianças. Além disso, possui mais fibra alimentar, que melhora a função intestinal e pode ajudar a reduzir o colesterol, e não contém glúten.

Composição nutricional

 Além de ser processado sem qualquer adição de conservantes ou produtos químicos, o amaranto em flocos preserva os nutrientes do grão, permanecendo integral. Possui 14g de proteínas, além de 7g de fibras em 100g de flocos e mais de 70% da quantidade de lipídeos presente neste grão são ácidos graxos poliinsaturados (gordura boa).

Pelo seu grande valor nutricional, o amaranto poderá ser utilizado pessoas que necessitam de maior quantidade proteínas como os vegetarianos, os atletas, os celíacos (pessoas intolerantes ao glúten) e populações carentes de países pobres.

Possui alguma restrição?

Não! Pode ser utilizado por todos, com destaque para os celíacos já que não possui glutén.

Utilização na cozinha

Além de nutritivo, o amaranto é bastante versátil. Pode ser empregado na elaboração de barrinhas, farinhas instantâneas e dietéticas e alimentos congelados, entre outros produtos. Em casa, além de ser consumido como cereal matinal, sua farinha incrementa mingaus, massas, pães, biscoitos e bolos. 
A versão em flocos pode ser consumida cozida, do mesmo jeito que o arroz, ou in natura misturado a saladas. 

Quantidade indicada para ingerir por dia

30 gramas/dia

Onde encontrar?

Loja de produtos naturais ou até em mercados. Recomendo a marca Jasmine 


DICA NUTRI

Pode ser utilizado para empanar, além de ficar menos calórico, fica mais nutritivo. Basta colocor metade como farinha de rosca e metade como amaranto, vale também colocar aveia ou quinoa em flocos! E claro levar ao forno, nada de frituras!

Bjinhossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário