terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FARINHA DE FRUTAS

Boa noite!

As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e, por isso, alimentos essenciais em nosso dia a dia. Elas mantêm o equilíbrio da flora intestinal, protegem contra câncer, reduzem o colesterol e a glicose; não é a toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Os benefícios das frutas, em muitos casos, ficam mais concentrados na casca do que na polpa, e ninguém costuma comer uma casca de banana ou laranja por mais vitaminas, minerais e fibras que ofereçam. Então qual seria a maneira saudável de obter esses nutrientes? A FARINHA DE FRUTAS..


Ela é uma forma de consumir essas substâncias de  maneira mais fácil e saborosa, e nada mais é do que a casca das frutas trituradas. Uma das principais vantagens da farinha de frutas sobre a fruta “in natura” é a possibilidade de aproveitar melhor alguns nutrientes que disperdiçamos diariamente. São produtos que auxiliarão na alimentação das pessoas, desde que essa seja equilibrada, bem como a pessoa deva ter um estilo de vida também saudável.

A farinha de banana verde é a mais comentada hoje em dia por ter amido resistente em sua fibra. É um tipo de amido que não é degredado no intestino delgado, similiar a fibra insolúvel, ajudando no trabalho intestinal,  aumentar o bolo fecal, reduzir o esvazimento gástrico e consequentemente previnir a constipação intestinal. Esse nutriente irá alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor.

Na farinha feita com o bagaço da laranja o poder de queimar gorduras é ainda maior, mas atenção: é preciso ter certeza que é a laranja citrus aurantium, caso contrário, a pessoa consome a farinha de laranja, como fonte de fibra.

A farinha de maracujá tem pectina, uma fibra solúvel que além de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduz a absorção da gordura dos alimentos. Segundo pesquisas a pectina se transforma numa espécie de gel no estômago e diminui a fome.

A farinha de uva vermelha: É fonte de fibras alimentares como a pectina, de flavonóides, age como um antioxidante natural que auxilia no cuidado da pele e na circulação do sangue. Algumas farinhas encontradas no mercado são feitas das uvas inteiras já outras são feitas das sobras provenientes da fabricação de suco de uva.

A farinha de fruta pode ser feita também da maça, limão, da fruta laranja, sem ser do bagaço e até do açaí, já que a farinha não possui lipídeos como a fruta no total.

Qual a recomendação?

Recomenda-se o consumo de 2 a 3 colheres diárias de farinha de frutas, de forma fracionada para evitar diarréia, por conter fibras alimentares. É importante não descuidar do consumo d água para que não ocorra a prisão de ventre, devido aos teores de fibras alimentares dessas farinhas.

Onde utilizar? 

A farinha de frutas pode ser acrescentada no iogurte ou leite, em vitaminas, em cima de fruta amassada, na massa de bolo, biscoito, torta ou pão; na salada, na sopa ou até misturada ao arroz com feijão. A farinha pode ser usada tanto em preparações doces quanto salgadas, dependendo do gosto de cada um.

Para não ficar muita informação, amanhã damos continuidade ao assunto. Aguarde! não comece a consumi-las antes da próxima postagem, ainda tem que serem expostos alguns pontos importantes para que o efeito seja satisfatório!

Bjinhos e até amanhã ;)

Um comentário: