segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MOMENTO ERVAS E ESPECIARIAS - PARTE I

Bom dia!




Todo mundo sabe que a gordura, apesar de calórica e maléfica quando consumida em excesso, confere agradável sabor à comida. Além dela, os temperos industrializados que estão com força total nas prateleiraa do mercado e na mídia. Como já foi dito em postagens anteriores, esses temperos industrializados são rico em sódio que é um vilão para o nosso coração e para o inhaço. Devemos confessar que são temperos tentadores, mas que tal optar por uma soluçao mais saudável, deliciosa e até mais barata? São as ervas e as especiarias que conferem um sabor especial no seu prato! Elas aromatizam qualquer prato e, agregado a isso, ainda fornecerem compostos bioativos, em sua grande maioria antioxidantes, que só trazem benefícios à saúde.
 
Algumas dicas úteis!

* As ervas aromáticas e especiarias devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e fresco;
* A cor e o sabor dos produtos que possuem coloração vermelha, como a Páprica, Pimenta calabresa, Pimenta-de-caiena e Urucum irão se manter melhor em refrigerador;
* O perfume das Ervas aromáticas e especiarias não suporta cozimentos prolongados, portanto elas devem ser só acrescidas no final do cozimento; 






Alecrim: erva doce e perfumada, é excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.
 








Salsa: erva de sabor suave, utilizada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.
 










 Manjericão: conhecido com a “erva do tomate”, pode ser utilizado na maioria das receitas que o utilizam. Utilizado também em recheios, macarrão, arroz, assado de carne de vaca, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco. Além dessas preparações, é fundamental na composição do molho para a massa “ao pesto”.

 

                    


Tomilho: é usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo também.








 Sair da monótona culinária do dia-a-dia com esses temperos é um jeito um interessante de cozinhar saudável. Postagem de amanhã, ESPECIARIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário