quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SUPLEMENTAR OU NÃO COM PROTEÍNA?



Um dos assuntos mais comentados entre os praticantes de atividade física é a suplementação. Recebi uma matéria por email de uma nutricionista super bem conceituada na área de Nutrição Esportiva, estou postando para vocês darem uma lida. Leiam com atenção!!

     Os suplementos a base de proteína são os que mais atraem os consumidores, especialmente aqueles que buscam potencializar os efeitos do treinamento com vistas ao aumento da massa muscular. Entretanto, muitos recorrem a eles sem antes procurar um profissional especializado. O que pode acontecer então?
Sem dúvida, a proteína é um dos principais componentes estruturais do tecido muscular, portanto a sua inadequação na dieta poderá comprometer a hipertrofia dos músculos. Porém, ao longo da minha atuação profissional em consultório, tenho notado que um dos principais fatores relacionados à insatisfação com os resultados do treinamento de força é a inadequação no consumo de energia. Isto porque muitas pessoas relatam estarem utilizando suplementos concentrados em proteína pós-treino, mas se esquecem, por exemplo, de também ingerir quantidades suficientes de carboidratos, não somente nesta, mas também nas demais refeições.
     Quando não consumimos quantidades suficientes de energia, parte da proteína consumida é utilizada para suprir esta demanda, ou seja, a proteína acaba sendo desviada para outra função. Desta forma, lembre-se: é mais importante estarmos vivos do que musculosos! Portanto, antes de investir na aquisição de suplementos a base de proteína, procure um Nutricionista para que ele possa verificar a necessidade desta prescrição procurando harmonizá-la com outros nutrientes fundamentais para o ganho de massa muscular, de modo que os seus resultados serão mais satisfatórios. Além disso, você correrá menos risco de comprometer a sua saúde, já que a ingestão excessiva de proteína pode acarretar em algumas complicaçõe s especialmente correlacionadas à função renal.

Atenção pessoal da maromba =p tenha mais consciência com o seu corpo, consulte um nutricionista agora e previna prejuízos futuros!

Bjos! 

5 comentários:

  1. Esse assunto tem q ser bastante divulgado, mt gnt se entope com esse suplementos e dps ficam sofrendo as consequencias!! É mto sério isso!!

    ResponderExcluir
  2. Sérissimo! Ainda mais nessa época do ano, as pessoas estão obssecadas pela perfeição para o carmaval!

    ResponderExcluir
  3. É isso msm! Mt gente acha que sabe das coisas...mas não sabe de nada!Até msm outros profissionais!

    ResponderExcluir
  4. Em suma a suplementação com a proteína é importante, desde que seja usada de forma correta. Procede?

    ResponderExcluir
  5. Mariana....
    correto gustavo...e principalmente uma coisa que todos evitam quando o assunto e o ganho de massa...CARBOIDRATO! ele tambem e muito importante quando o assunto e exercicio fisico...por isso nos nutricionistas somos tao importantes, para montar um plano alimentar de acordo com o objetivo de cada um...com todos os grupos de alimentos, na medida certa...

    ResponderExcluir