segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimento da semana: SOJA PRETA

Como pode, eu pesquisando apenas sobre a soja comum achei mais dois tipos de soja! Semana passada postei sobre a soja verde achando que fosse parar po aí. Porém, no meio da pesquisa acabei achando a SOJA PRETA. Estranho né? mas existe! Então vamos lá...



A coloração da Soja Preta vem de uma substância chamada antocionina, que pode prevenir contra o câncer, envelhecimento precoce e proteger contra doenças cardiovasculares. A presença dessa susbtância diferencia a soja preta da soja comum. Além da soja preta, outros alimentos possuem essa substância, como açaí, cranberry, amora, cereja, cascas da uva roxa e jabuticaba.

Assim como a soja amarela, a soja preta possui isoflavonas, que ajudam a prevenir, principalmente, o câncer de próstata, mama e colo do útero. 

Outro ponto positivo para a farinha é a grande quantidade do mineral cálcio. Comparada a outras leguminosas, a soja é campeã nesse nutriente, e sendo assim, 100 gramas da farinha de soja preta contém 173 miligramas do mineral, o que corresponde a 18% das necessidades diárias. Vale lembrar que o cálcio é essencial para o crescimento, manutenção do tecido ósseo e ainda participa do processo de contração muscular.
 
Três substâncias poderosas da soja preta ajudam a prevenir diversas doenças. A isoflavona é anticardiogênica, ou seja, evita o câncer. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol. No estudo, o grupo que consumiu soja preta teve nível 60% mais baixo do LDL (colesterol ruim) que o grupo que não consumiu. E as antocianinas ainda melhoram os valores de HDL (colesterol bom), amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. Por fim, o zinco combate gripes e resfriados, pois melhora nosso sistema imunológico, deixando as células de defesa mais fortes.

A soja preta também possui ação antiobesidade, diminuindo a absorção de glicose e gordura.Além disso, tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. Você fica satisfeita rapidamente e demora para ter fome outra vez.

Para obter os benefícios, é recomendado o consumo diário de 15 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. Pessoas com problemas renais não devem consumir a farinha de soja preta, já que a soja contém quantidade significativa de magnésio, que pode causar deposição de cálcio e formar cálculos renais



Como consumir a soja preta?    

A farinha pode ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Em grãos, pode ser utilizada para o consumo cozida como feijão, em sopas ou saladas.   
  

Onde encontrar: Loja Mundo Verde, lá você encontra a farinha de soja preta!

Um comentário: