sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Óleo ou azeite?

O ideal seria banir a fritura da nossa alimentação, mas por questões até culturais sabemos que isso é praticamente impossível. O que podemos é evitar, existem diversas preparações grelhadas e assadas que são tão saborosas quanto a fritura e muito mais saudáveis.

Algumas pessoas usam como saída o azeite, será que isso é correto?



O azeite de oliva é um óleo como todos os outros, portanto, todo óleo tem seu ponto de fumaça, que é a temperatura máxima que agüenta até começar a se degradar e liberar a acroleína (uma substância cancerígena), ou seja, ela não é só liberada no aquecimento do azeite e sim de todos os óleos, dependendo da temperatura. A legislação brasileira limita a temperatura de fritura à 170ºC, porém ponto de fumaça do azeite é bem mais baixo e é por isso que quanto menos aquecido for o azeite na sua extração melhor será a sua qualidade. Sendo assim, as qualidades nutricionais do azeite são garantidas quando é consumido em baixas temperaturas.
O processo de fritura do azeite leva a formação de substâncias com reconhecida atividade tóxica, sendo aterogênica (favorece a aterosclerose) e carcinogênica (favorece o câncer), pois apresentam a capacidade de se ligar a diversas moléculas no organismo, provocando modificações em proteínas, lipídeos, carboidratos e em outras reações. Essas alterações acabam gerando lesões do material genético e mutações.
Qual o melhor óleo?

Os melhores para uso culinário são os de canola, milho, oliva, amendoim, girassol e soja. Geralmente, os óleos líquidos e de origem vegetal não têm colesterol, mas quando são aquecidos demais e reutilizados várias vezes também se tornam prejudiciais à saúde. Por isso, nós nutricionistas, 
não escondemos a preferência por alimentos assados, grelhados, cozidos no vapor ou refogados ao invés dos fritos.

Como utilizar o óleo?

Os cuidados principais que se deve ter com as frituras são o tipo de óleo utilizado, a temperatura em que fritamos os alimentos e a quantidade de vezes que utilizamos o mesmo óleo. Quanto mais submetemos o óleo a temperaturas elevadas, maior será a formação de substâncias cancerígenas. Além disso, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos. Com essas alterações no sangue, a pessoa corre o sério risco de desenvolver doenças das artérias e do coração. 

Para quem gosta de investir um pouco mais na alimentação, a Personal Diet Sonja Salles (minha querida chefinha =p) utiliza a marca de óleos vegetais Vital Âtman. Eles possuem diversos sabores, dentre eles avelã, gengibre,abóbora entre outros. Para quem quiser dar uma olhada:

Uma entrevista bem interessante, também do site VitaÂtman:
 
Bjinhos e até a próxima!
 
ps: Que Deus proteja esses homens que estão na missão de trazer a nossa Cidade Maravilhosa de volta, Amém. 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário