terça-feira, 16 de novembro de 2010

Chá verde e seus agregados!

O Chá-verde como todos sabemos é proveniente das folhas Camellia sinensis que dependendo do nível de fermentação e oxidação irá originar algum de seus agregados. Temos o chá branco, chá vermelho, chá preto, chá verde-preto e chá oolong.

O chá verde e seus agregados contém componentes polifenólicos. São esses componentes polifenóicos que dão a característica desses chás terem poder antioxidante.
                                                  
Em particular o chá verde possui um composto biativo chamado catequina, segundo um artigo em que li tem relação com a gordura corporal. Segue o link do artigo, muito interessante!

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141552732009000200008&lang=pt&tlng=pt

A catequina também está presente em outros alimentos fonte como  vinho tinto, amora, framboesa, mirtilo, uva roxa e cereja. Tem como funções também reduzir colesterol e estimular o sistema imunológico!

Sobre o chá branco, achei um site com um nome super criativo, falando sobre ele e algumas de suas diferenças com relação a outros chás. Esse link explica de uma maneira fácil e objetiva!

http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/vccb.php

E o chá vermelho? Como já dissemos aqui e todos sabem, o chá vermelho nada mais é que um chá feito a partir da Camellia Sinensis, mesma erva da qual se extrai pelo chá verde, branco e preto, mudando apenas o processo de fermentação e o tempo entre a colheita e o preparo do chá, que, no caso do chá vermelho pode ser de até 65 anos! =o

ATENÇÃO!! Estes tipos de chás não devem ser utilizados na forma de cápsulas ou em pó pois seu efeito "ativador do metabolismo" e "emagrecedor" não vão acontecer pois a erva (folhas) estará misturada aos galhos, flores e o potencial não será o mesmo. Mas não fará mal a saúde, só não vai causar o efeito esperado. Por isso a melhor escolha é fazer a infusão da erva seca. 

Para finalizar, deve se ter atenção com o "poder emagrecedor" do chá verde pois para que se tenha esse efeito, é necessário um recomendação que nós meros ocidentais não conseguimos! 

Está na hora da minha faculdade, tenho apresentação de seminário agora... Aff! 

Beijosssssssss 

Próxima postagem? Receitas!!!!! =)

Um comentário:

  1. Adorei Ale,muito bom pra relembrar,naum lembrava mais disso tudo...a unica coisa ruim foi que me fez lembrar da aula de Bromato,huahuahua...quero receitinhasss =)

    ResponderExcluir