quinta-feira, 7 de abril de 2011

Leite de sementes - Como preparar um bom leite de semente

Boa noite!

Regras gerais para o preparo de um bom leite de semente:

Proporção dos ingredientes: a fração gordurosa das sementes deverá propiciar uma textura parecida com a do leite animal. Algumas vezes pode-se recorrer a adição de uma colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem ou de coco (prensados a frio), ou, a opção mais interessante, adição de 1 xícara (chá) de polpa de coco verde.
 
É importante que os leites de sementes não fiquem aguados, porque estamos acostumados com um leite que tem um teor de gordura entre 2% a 4%, que emulsionada, apresenta aquela textura cremosa e palatável.

Ingrediente principal: as sementes germinadas, oleaginosas e neutralizadas pela germinação, são as ideais para o preparo destes leites, pois combinam perfeitamente com as frutas no caso de se desejar preparar uma vitamina. A segunda opção seriam os cereiais germinados, sem restrições se consumidos somente com saborizantes tipo ervas frescas. No caso de batidos com frutas, podem causar fermentações ou gases. A regra é: experimente suas receitas e observe a resposta do seu organismo. Existem crianças e pessoas que não formam gases facilmente e outras que são mais propensas.

Dicas para melhorar o sabor:

 
Ervas - Menta, hortelã, erva-doce.
Limão ou Laranja - Raspas da casca e um pouco do líquido.
Especiarias - Canela, cardamomo, cravo, vanila (baunilha) em xarope ou varinhas.
Chocolate - Use cacau 100% sem açúcar
Adoçantes - Evite usar açúcar. As frutas poderão transformar o leite numa deliciosa vitamina. Mas, caso você não queira bater com frutas pode-se usar o mel,
Lembrando que o mel não é um alimento adequado para crianças menores de 7 anos (*).
Frutas - Banana, maçã, mamão, manga, abacate, fruta de conde, uva vermelha, preta ou Thompson, frutas secas, etc.
Sal Marinho ou Missô - Não é necessário – Opcional: uma pitada para cada litro de leite.

LEITE DE CASTANHA DO PARÁ
Deixe um copo cheio de castanhas por 12 horas, trocando a água de duas a três vezes. Em seguida, lave-as, pique e bata na proporção de 4 copos de água para 1 de castanhas. Coe duas a três vezes para que o leite fique bem grosso e sem resíduos.
LEITE DE ARROZ
Tenha como medida duas colheres de sopa de arroz por pessoa. Lave os grãos e deixe de molho em água por 10 a 12 horas, acrescente mais o dobro de água e cozinhe em temperatura amena, que dê para colocar a mão. Desligue o fogo e deixe o arroz abafado por meia hora. Bata no liquidificador e coe.

LEITE DE AVEIA
A aveia não precisa ficar de molho. Para obter um copo de leite, bata no liquidificador com 4 colheres de sopa de aveia com 1 copo de água mineral ou filtrada. Coar antes de beber.

LEITE DE AMÊNDOAS
Corte as sementes em pedaços pequenos para facilitar na hora de bater no liquidificador. Deixe-as em molho por 24 horas e bata com água. a proporção é de 10 colheres de sopa para 4 copos de água. Após bater coe o leite por duas e três vezes em uma peneira fina.
Existem diversos tipos de leite de sementes, postei as receitas em que achei mais interessante. Aproveite!
Bjos e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário